sexta-feira, 3 de Maio de 2024  17:16
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Sopa de Abóbora

Sopa de Abóbora

Retire a pele à abóbora e corte-a em pedaços. Lave muito bem o alho francês e corte-o em fatias finas. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
06-08-2012

Edifício Arte Nova de Espinho está à venda



Na Rua 8, frente à nova Alameda 8, ergue-se o edifício sede do Sporting Clube de Espinho, um dos mais emblemáticos edifícios de estilo “Arte Nova” existente no centro de Espinho, o qual se encontra à venda e apresenta evidentes sinais de degradação na fachada principal, nomeadamente com falha de um número significativo de azulejos, vidros partidos e algumas rachas na parede.
Junto a esse edifício fica um outro, também de estilo “Arte Nova”, que, ao nível da fachada principal, recebeu obras de beneficiação nos andares superiores, ainda que o piso inferior tenha sido completamente desfigurado. Essa fachada foi incorporada num prédio construído nas traseiras.
Num passeio pedestre por alguns imóveis “Arte Nova” espinhenses foi referido que o edifício do Sporting Clube de Espinho foi construído em 1915, com traço do arquiteto aveirense Francisco Silva da Rocha.
Referindo-se a esse imóvel no seu livro intitulado “A ‘Arte Nova’ em Aveiro e seu Distrito”, o historiador de arte aveirense, Amaro Neves, antecipa a sua construção para o ano de 1910, referindo, de seguida, que esse edifício “desenvolve a fachada sobre um grande arco em calcário cujas bases são dois belos golfinhos, ao centro dos quais e ao nível da estrada se abre o portal da casa, ladeado por um janelão à esquerda e à direita, e sobre o qual se rasga uma “rosácea” em bom articulado de serralharia. No andar superior (que mais parece seguir esquema de Korrodi - Silva Rocha), a janela central avança para uma reduzida varanda em calcário, seguindo tanto esta como a restante fachada ornamentos florais e azulejares ao gosto da parceria referida”. Já nesse tempo (o livro foi editado em 1998), Amaro Neves aludia ao estado de degradação do edifício.
Por sua vez, Maria João Fernandes, no livro “Francisco da Silva Rocha (1864 – 1957). Arquitectura Arte Nova uma primavera eterna”, publicado em 2008, revela que o Edifício do Sporting Clube de Espinho, inicialmente destonado a balneário, foi inaugurado no dia 24 de Junho de 1915, sendo proprietário do mesmo Francisco Maria Simões.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®